Reflexão semanal do dia 21/10/2010 ao dia 28/10/2010: Jesus: certeza da ressurreição!
A comemoração de todos os fiéis falecidos remonta-nos ao ano 998. A divulgação desta comemoração se deve a Santo Odilon, que introduziu esta prática em todos os mosteiros beneditinos ligados ao de Cluny, na França.
Em 1311, a Santa Sé oficializou a memória dos falecidos, estendendo-a a toda Igreja Universal, que no dia 2 de novembro, oferece uma celebração anual a todos seus filhos que adormeceram em Cristo, aos quais procura ajudar diante de Deus com poderosos sufrágios, para que sejam associados aos cidadãos do céu.
Deste modo, pela comunhão de todos os membros de Cristo, ao mesmo tempo que implora auxílio espiritual para os defuntos, inspira aos vivos consolação e esperança, bem como a intercessão dos fiéis falecidos em nosso favor, a fim de bem vivermos a nossa vocação e missão terrenas, rumo à eternidade.
Para muitos, a morte é uma incógnita! Quando sobrevem a dor pela perda de um ente querido, surgem várias perguntas. Torna-se extremamente difícil e penoso entender a morte, ainda mais de alguém próximo. É comum nesse momento incriminar Deus, que parece surdo. Então, o desabafo explode: Ele se torna o culpado, o responsável!
A fé cristã revela-nos, que na ressurreição de Jesus Cristo, encontra-se a resposta à morte e a todo processo de dor e limitação pelo qual passa o ser humano. Aí se dá a demonstração concreta do amor salvador de Deus. Se Cristo ressuscitou, também ressuscitaremos.
Portanto, para estarmos de bem com a vida e a morte, para viver serenamente, nada mais ensinador do que o aviso de Cristo: estejam sempre bem preparados porque não sabem nem o dia nem a hora”.
Quem em regime de fé aceita que a Ressurreição de Cristo é garantia de vitória da vida sobre a morte e da Ressurreição futura de cada um, tem a justa compreensão do verdadeiro culto aos mortos.
Deixemo-nos guiar pelo Espírito de Jesus, pedindo a graça de aumentar em nós a fé e a confiança no Deus da Vida, “que veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10,10)”
Marcadores: | edit post
0 Responses

Postar um comentário