Reflexão do dia 30/09/2010: Batismo e missão
Batismo e Missão

Setembro está terminando, dando lugar ao mês de outubro. Mês este dedicado às missões! Jesus, que desafiou os seus discípulos, continua nos desafiando a “avançarmos para águas mais profundas”(Lc 5, 4). O dizer do Papa João Paulo II, “na Igreja de Cristo, todo o batizado é missionário”, desperta em nós a consciência de que a nossa missão é tornar Cristo presente em todo o mundo. Temos um caráter fortemente missionário: ser sal e luz para o mundo, tornando manifesta e concreta a salvação de Deus.
É importante salientar que há duas maneiras de anunciar Cristo:
A primeira é indo, correndo o mundo: Jesus disse aos seus discípulos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20).
A segunda é permanecendo no Templo, louvando a Deus: “Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus” (Lc 24, 52-53). Nesta, encaixa-se a vida monástica: enquanto os pés-ligeiros dos missionários percorrem o mundo inteiro anunciando Jesus, os missionários contemplativos dobram os joelhos em oração e falam com Deus. Não é sem razão que Santa Terezinha, sem nunca ter saído de seu Carmelo, foi proclamada padroeira das missões. Como diz São Paulo aos Filipenses: “De uma ou de outra maneira Cristo é anunciado, e com isso eu me alegro” (Fl 1, 18).
Que Santa Terezinha interceda por nós, a fim de que possamos redescobrir e bem viver a dimensão missionária do nosso batismo.
0 Responses

Postar um comentário